Últimas

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 5 de março de 2012

Kashi no ki Mokku - As Aventuras de Pinóquio


Gênero: Desenho

Ano de Exibição: Jan 1972 - Jan 1973

Nº de Episódios: 52

Duração: 20 minutos

Temporada: 01

Baseado no: Conto Pinóquio de Carlo Collodi

Diretor(es): Shotaro Hara  

País de Origem: Japão

Emissora Original: Fuji Television 

Sinopse: Essa versão mostra a história de um boneco/marionete de madeira extremamente crédulo, ingênuo e moralmente confuso trazido á vida por uma mística fada de cabelo azul turquesa. Pinóquio (Mokku) é caracterizado por ter várias falhas de caráter das quais ele deve aprender á superar em ordem de ser digno á ser concedido á humanidade. Algumas dessas falhas de caráter incluem egoísmo, grosseria, insensibilidade, indolência, obstinação, excesso de confiança, auto-piedade, estupidez, desobediência, mentira compulsiva, arrogância, cobiça, covardia, imprudência, crueldade, tolice e uma incapacidade de aprender com os erros.

Por exemplo durante o quinto episódio, 'O Que é um Coração?', Pinóquio verdadeiramente recorreu á tentar cometer assassinato para adquirir um coração de uma criança porque ele pensava que isso iria ajudá-lo a se tornar um menino de verdade. No décimo episódio, 'A Riqueza Não é Tudo', Pinóquio é energicamente adotado por um fidalgo e se torna um príncipe, no qual ele se torna tão corrupto com a riqueza e os privilégios que ele se torna extremamente rude e agressivo com seus servos e encarrega sobre as propriedades de seu pai adotivo para uma ida á cavalo, atropelando aleatoriamente qualquer pessoa que fique em seu caminho, enquanto ri do terror, indignidade e perigo infligido aos outros para seu divertimento pessoal. Pinóquio é obviamente punido severamente pela fada azul por seus atos de absoluto egoísmo do qual faz de seu nariz uma pequena árvore. Pinóquio é consequentemente repudiado e expulso pelado na selva por seu pai adotivo que não consegue parar de rir dele como ele é arrastado chorando em vão e misericórdia. O episódio acaba com Pinóquio desamparado chorando amargamente enquanto ele apalpa entre os espinheiros rasteiros envolta do castelo, nu e com frio porque seu ex-pai adotivo tinha levado sua cara vestimenta. Existem claros arranhões gravados ilustrados na madeira de seu corpo pela vegetação ambiente. Na sequela do episódio é visto Pinóquio transformado numa pequena árvore com um rosto e com raízes fixadas profundamente no solo para que ele não consiga mais se mexer. Ele é eventualmente encontrado por um lenhador que o corta e o vende como uma inovadora árvore cantante. No último episódio ele é até mesmo baleado.

Durante a série inteira Pinóquio (Mokku), parcialmente devido á sua delinquência e desobediência, deve sofrer outras provações dispendiosas de sofrimento e dor das quais ele é continuamente atormentado, perseguido, zombado, amedrontado, castigado, atacado, pegado, humilhado, enganado, ridicularizado, ostracizado, batido, oprimido e submetido á tratamentos degradantes e desumanos. Sua simples representação da austera realidade da qual seria como estar literalmente crescendo num mundo de perigo e sofrimento, faz disso outro bom exemplo das tradicionais histórias japonesas, das quais ensinam observância moral através de difícil resistência.

O cenário cultural desses episódios parece sugerir uma região alpina durante a metade até o final do século 19, apenas com um tema mítico adicionado do qual inclui criaturas como vampiros, fadas, bruxas, dragões, demônios e sereias como também animais falantes e sem mencionar é claro um boneco vivo. Tais cenários podem incluir países como a Suiça, Austro-Hungria ou até mesmos os Estados Papais ou as regiões alpinas do norte da Itália.

Elenco:
Pinóquio: um boneco de madeira esculpido a partir de um pedaço de carvalho encontrado por Gepeto. Ao receber o dom da vida da Fada do Carvalho, Pinóquio tenta ao máximo se esforçar em ser um bom menino pra assim um se tornar humano, mas infelizmente vive se encrencando e fazendo a maioria das coisas erradas e agindo várias vezes de modo egoísta, insensato, ingrato, mentiroso(o que o leva a ter seu nariz aumentado) e outros defeitos. Por outro lado, geralmente aprende com a maioria dos erros e tenta sempre que pode corrigi-los, sendo no fundo um bom garoto. Mesmo seu vovozinho às vezes acaba se envolvendo nos problemas. Na segunda temporada começa uma longa jornada na busca por Gepeto, enfrentando todo tipo de seres sobrenaturais. Aparenta ter a capacidade de entender os animais e as plantas.
Gepeto: humilde carpinteiro que criou Pinóquio. Sentindo-se solitário, desejou ter um filho e teve seu desejo realizado. É um homem bom, amoroso e generoso, mas que sabe também ser firme e autoritário para com o filho quando este faz coisas erradas. Ao procurar por Pinóquio, acaba sendo levado de um lugar para o outro até reencontrar o filho num navio a caminho da Ilha do Diabo. Muitas vezes se sente culpado por vários problemas que ele mesmo fez Pinóquio passar.
Fada do Carvalho: é a fada que deu vida a Pinóquio a pedido de Gepeto. Está sempre aconselhando Pinóquio a fazer as coisas certas e prometeu que se um dia ele merecesse, o tornaria um menino de verdade. Em todos os aspectos, Pinóquio vê a fada como sua mãe.
Grilo Falante: era um grilo normal que habitava o carvalho da qual surgiu Pinóquio. Morreu quando foi atingido por um martelo acidentalmente derrubado por Pinóquio. Desde então, seu espírito vem atuando como sua consciência, mas raramente é ouvido.


Jack (Ladinólio), Willie (Vadinólio) e Charlie: uma raposa, uma doninha e um rato com quem Pinóquio anda com frequência, geralmente tentando se aproveitar da ingenuidade dele e colocá-lo em apuros. Quando Gepeto some, os três decidem mudar de atitude e agem mais como amigos, ajudando Pinóquio em quase todas as situações, embora muitas vezes cabe ao bonequinho salvá-los. Na antiga dublagem, Willie costumava chamar Jack apenas de companheiro. É difícil de saber se as pessoas entendem o que e quando eles falam.
Gina: menina órfã que seria sacrificada a um demônio do mar se não fosse Pinóquio. Acaba indo com ele e Gepeto para a Ilha do Diabo e após deixá-la, é adotada por Gepeto. Muito meiga e gentil, ama Pinóquio como a um irmão e acaba por se apaixonar por ele.
Mestre das Marionetes: é o primeiro grande vilão do desenho. Ambicioso e inescrupuloso, tenta pegar Pinóquio pra fazê-lo sua principal atração de seus show de marionetes. Persegue Pinóquio quase sempre o tempo todo.
 Pedro


Episódios:
1ª temporada
1. O Boneco Vive!
2. Eu Não Quero Ser um Boneco
3. Ouça o Seu Pai!
4. Em Quem Eu Devo Acreditar?
5. O Que É um Coração?
6. Minissérie Diabo Vivendo na Minha Mente
7. A Bruxa Está Chamando
8. Eu Sou um Homem Demônio Comovente
9. Quando o Meu Nariz Cresce
10. Eu Quero Conhecer o Amor Materno
11. Eu Não Quero Voltar a Ser Enganado
12. Eu Tenho Sonhos Também
13. Minha Árvore do Carvalho Continua Aqui
14. 3 Limbos Também Estão Vivos
15. Por Favor, Sr. Macaco, Me Ensine
16. Minhas Espereanças Estão Voando
17. Bonecos São Também Especiais
18. Minissérie Não Perca o Violino Mágico!
19. O Tesouro Encontrado
20. A Despedida do Professor da Tristeza
21. Vamos Plantar a Árvore de Dinheiro
22. minissérie O Sonho Que Desapareceu Com as Sereias
23. Não Morra, Vovozinho
24. Obrigado Por Meu Coração Alçar Vôo
25. Minhas Pernas Estão Enraizando!
26. Fique Na Frente dos Traficantes Montanheses!
27. Eu Não Sou um Pierrô!
28. Fuga Para a Liberdade
29. A Despedida do Navio Com Destino ao Continente Negro
30. Os Brinquedos Ficam Raivosos Também!
31. Eu Sou Mock, o Filho de Deus!
32. Monstro Protegendo a Cova Para Sempre
33. Minha Magia é Bravura e Sabedoria
34. Jogue Fora Seus Pesadelos no Deserto!
35. Estou Enjoado do Circo
36. Voe, Bolha! Para Minha Velha Casa
37. Transe o Mestre do Picadeiro Comedor de Fogo
38. Levante-se, Gênio da Grande Árvore
39. A Despedida da Bruxa
40. Explosão da Fortaleza Mortífera
41. Incêndio!
42. Descanse Em Paz, Mulher das Neves
43. Temporada de Caça
44. Todas as Árvores São Minhas Amigas
45. Confronto Com a Fúria de Netuno
46. A Explosão da Ilha Infernal
47. Ressucite, Ilha Infernal
48. O Sino Vespertino dos Anéis da Tristeza
49. Sonhando Sob a Estrela Brilhante
50. Country In View
51. Sad Christmas
52. The Miracle Flower

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas